Rua Albita, 131/301, bairro Cruzeiro, Belo Horizonte, MG CEP 30.310-160 Tel. + 55 31 2535 5004

PROJETOS SOCIAIS

Projeto Jabuti: capoeira para sustentabilidade

A Hidrovia é parceira do Projeto Jabuti, uma iniciativa idealizada pelo capoeirista Kélber Sena (Contra Mestre Jabuti).

O projeto surgiu como forma de promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes de baixa renda e hoje se estende também como forma de desenvolver habilidades motoras e cognitivas em jovens com necessidades especiais. São beneficiadas cerca de 50 crianças e adolescentes da Comunidade Pindura Saia e alunos da Creche NossoAbrigo, além da participação de cerca de 60 alunos especiais, jovens e crianças com portadores de necessidades especiais, atendidos pelo Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus.

Com o apoio da HIDROVIA, desde 2009 o Projeto Jabuti tem oferecido aulas de capoeira, musicalização, percussão e reforço escolar para promover a socialização, inclusão cultural e estabelecer laços reais de identificação e afirmação das origens afrodescendentes. No Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus, a capoeira é utilizada como instrumento pedagógico para a estimulação do aprendizado e desenvolvimento de habilidades motoras em jovens especiais.

Os resultados do projeto são percebidos no depoimento de pais e professores, que relatam mudanças significativas de comportamento nas crianças, refletidas positivamente como melhoria de atenção, disciplina, capacidade de articulação verbal, coordenação motora, aceitação de limites individuais e outros. Tudo isso é proporcionado pelo jogo da capoeira, um diálogo entre duas pessoas que, através do corpo, executam os movimentos de pergunta e resposta, embalados pelos sons dos berimbaus, atabaque, pandeiros e agogô. Música, arte, esporte e inclusão social para sustentabilidade.